segunda-feira, 20 de agosto de 2018

O Redes na Quint@ - E6G em desenho


Rodrigo Pedro, 11 anos 

A Liga d´Alçada no Verão


Luna Pascoal, 8 anos 

As nossas famosas aulas de dança semanais


Martim Rodrigues, 8 anos 

Campo de férias praia do Pedrógão “Onda 2018”




Durante as férias de Verão, 12 meninos do Redes na Quint@, tiveram uma oportunidade única: ir para os Campos de Férias no Pedrogão. A mim calhou-me ir logo no 1º campo (com mais 2 colegas), na última semana de junho.
Eu e os meus colegas passámos uma semana inteira fora de casa e longe dos estudos, para conseguirmos descansar e não pensar nas aulas. Divertimo-nos os muito e gostámos do que foi feito lá. As atividades que lá ocorreram foram as seguintes: andar de moto 4, paintball, ir à praia, jogar arco e flechas etc.
Todos gostámos muito de estar de férias na praia de Pedrógão. Divertimo-nos imenso e voltamos muito felizes e bem bronzeados.


Hamza Chamili, 15 anos

A visita ao Centro Equestre Francisco Alcaide


Melissa Lopes, 6 anos 

Visita ao Parque e ao Centro Equestre Francisco Alcaide na Ortigosa

No dia 08/08/2018, nós do Redes da Quint@, fomos ao parque da Ortigosa, onde passámos a manhã. Jogamos diversos jogos e brincamos ao ar livre. Almoçamos lá e às 14h00 fomos ao Centro Equestre onde conhecemos dois monitores, a Mariana e o Pedro, que nos acompanharam durante a visita.

A Mariana mostrou-nos o Centro Equestre e os cavalos, contou-nos sobre a história de vida e de cada cavalo e sobre as suas raças. O Pedro mostrou-nos os cuidados que devemos ter com os cavalos e como eles devem ser higienizados.




Anhelina Artiukh, 13 anos
Rafaela Silva, 11 anos

Oficinas de Cinema

No Redes na Quint@, todas as semanas, às terças de manhã, existe a atividade "oficina de cinema e animação". O professor Paulo (voluntário do Redes) vem cá para nos dar aula de como fazer marionetes com materiais recicláveis, ensina-nos a fazer filmes com bonecos da Playmobil e com uma App .

EU ADORO AS AULAS DO PROFESSOR PAULO! É UMA DAS MINHAS ATIVIDADES FAVORITAS !



Maria Leonor, 10 anos.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Museu e Mosteiro da Batalha



Mykyta, 8 anos 

Visita ao Mosteiro da Batalha



No dia 18 de julho o Redes na Quint@ foi ao Mosteiro da Batalha.
Na visita de estudo os meninos do Redes tiraram fotos aos militares.
Eles aprenderam que no Mosteiro da Batalha havia um panteão onde tinha os corpos de D.Duarte e de D.Leonor de Teles.

No Mosteiro da Batalha havia uma igreja onde os frades rezavam e estudavam.
Foi D.joão I quem mandou construir este Mosteiro pois prometeu a um santo que se ganhasse a Batalha de Aljubarrota fazia o Mosteiro da Batalha.
O Mosteiro demorou 150 anos a construir. Tanto tempo!
Outra coisa bonita que vimos foi o "Render da  Guarda" que são dois militares que estão a guardar dois túmulos de 2 soldados desconhecidos que vieram da 1ª Guerra Mundial. É um momento muito bonito mas também muito assustador porque se ouvem os passos dos militares muito alto!


André Pires, 10 anos
Amal Debarh, 10 anos

Visita ao Museu da Batalha




No dia 18 de julho de 2018, o Redes na Quint@ - E6G foi visitar o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB).O Museu adquiriu esse nome porque muitas das atividades que são realizadas para a comunidade.
O grupo viu um ‘‘senhor’’ chamado Jaime, que representava os Homens da Idade da Pedra e que até tirou uma fotografia connosco. Também vimos uma estátua: era um presidente do tempo em que os romanos viveram em Portugal e foi encontrada debaixo da terra. Esta estátua foi encontrada sem braços porque cada vez que um presidente morria era elegido um novo e de cada vez que havia um novo presidente faziam uma nova estátua. Por isso, os romanos tiravam a cabeça e os braços e faziam novos.
              Na última paragem da visita falamos dos mineiros: os patrões pagavam  muito pouco enquanto eles se matavam a trabalhar .

      Este é um Museu inclusivo porque tem faixas no chão para os cegos, aparelhos para os surdos  com linguagem gestual para lhes fazer uma explicação.
As pessoas emprestaram peças para o museu para ajudar.



Bianca Simões, 9 anos
 Maria Leonor, 10 anos
 Sofia Beatriz, 10 anos 




O Redes na Quint@ no Festival Novos Ventos 2



O Festival Novos Ventos deste ano foi fantástico! Tivemos direito a 3 famosos atores profissionais que nos ensaiaram: a Larissa, o Bruno e a Patrícia. Todos da Companhia de Teatro Leirena.
Os ensaios decorreram na semana de 3 a 7 de julho e no dia 8 apresentámos uma pequena peça de teatro para todos na Filarmónica de São Tiago de Marrazes.
Os meninos do Redes que se inscreveram para esta atividade foram: Eu, a matraca da Érica, a fofinha da Luna, o stressado do Ricardo, o trinca-espinhas Francisco, o piadolas do Paulo e o tonto do Luís Carlos!

Ao longo da semana construímos 2 pequenas histórias: a do Sr António, que era surdo e a história do velhinho, que era cego. As histórias não acabam muito bem porque um padeiro morreu num terramoto e o Sr António afinal não era surdo mas sim um feiticeiro. Bem...não sei se as histórias têm “pés e cabeça” mas nós aqui do Redes gostamos muito porque fomos nós que as construímos. Para o ano lá estaremos nós novamente a receber os vossos aplausos!



Pedro Rodrigues, 13 anos 

Minecraft em Rede

Há 2 anos atrás, quando o projeto Redes na Quint@ E6G foi aberto , o antigo monitor CID (o Luís) propôs aos participantes que construíssem o seu bairro num jogo de computador, o Minecraft . Agora em 2018 o seu projeto já está quase terminado, pois já construíram prédios em frente e ao lado. As duas crianças responsáveis por este projeto são: João Carlos Domingues e  Leandro José Jorge Ramos, e agora com a nova monitora CID é Ana Sofia Veloso. Agora já estamos quase quase a terminar a construção do nosso bairro. E que lindo que ele é!

Venha morar na quinta do Alçada aqui passa-se tudo lá fora não passa nada!


Paulo Roberto, 10 anos

Gravação do Rap do Dia da Criança na Stereogun


Ivan Savchuk, 7 anos 

Gravação do Rap do Dia da Criança na Stereogun


No dia 28 de junho, nós fomos a um lugar chamado “Stereo Gun” em Leiria para gravar um rap que inventámos aqui no Redes. Este rap era sobre os Direitos das Crianças. Ao longo do mês de Junho, algumas atividade aqui do Redes foram sobre este tema porque o Escolhas - 6G nos enviou um desafio: criar uma música para ir a concurso.
No dia em que fomos ao estúdio de gravações, tivemos que gravar a voz de cada um individualmente.  EStavam 2 homens connosco a ajudar: o Carlos e o Frederico. O Frederico estava a controlar a voz e o volume e o Carlos estava a ajudar-nos a cantar afinadinhos.
No final, tivemos uma grande surpresa: os senhores fizeram daquilo uma discoteca. Nós dançamos, corremos até mais não e gritamos que nem uns malucos (espero que ninguém nos tenha ouvido! Eh eh eh). Esta foi a parte que nós mais gostamos! Eu nunca tinha ido a uma discoteca e espero ir novamente muito em breve! O que me mais me impressionou foram as “leds” muito bonitas.
Obrigado ao Carlos e ao Frederico por esta oportunidade. Foi muito divertido!

P.S: Já agora, deixo-vos com um pequeno excerto do nosso maravilhoso Rap (espero que ganhe o concurso!)  

Somos criancinhas,
um ser espetacular.
Sabemos tão bem rimar,
que este beat vai p’ró ar!  

Nós somos uns anjinhos,
também somos trapalhões.
E quando nos juntamos,
agitamos corações!

Nós somos as crianças
da Quinta do Alçada
Somos as mais felizes,
e rimos à gargalhada!  (Então)

Venha morar
na Quinta do Alçada.
Aqui passa-se tudo,
lá fora não passa nada!




Simão e Jonhy, 10 anos


O Redes na Quint@ - E6G em desenho

Rodrigo Pedro, 11 anos