segunda-feira, 31 de julho de 2017

O Redes na Quint@ no Festival "Novos Ventos" !

O que é o Leirena? Fazem ideia? Pois bem...Para que não sabe, o Leirena é uma companhia   de Teatro extremamente conceituada na nossa região! Nós, como  somos os mais importantes de todo o Planeta Terra e dos Marrazes, fomos convidados a participar no Festival Comunitário Novos Ventos que é promovido por esta Companhia.
No dia 16 de julho de 2017 fomos os artistas de circo mais conceituados da Quinta do Alçada. O Luís Carlos é o elefante mais pesado e inteligente do Mundo, o André Pires o mais gracioso contorcionista Paquistanês. Eu e a Sofia, um casal de origem Italiana, temos os melhores bíceps e levantamos qualquer peso. Quanto ao Micael, de seu nome artístico Roberto Carlos, é o mais importante mágico no Brasil. O seu principal truque é fazer desaparecer o cão Zé, o chihuahua  Mexicano do casal italiano Tini Tini. Falta apenas apresentar-vos o Fred e a Tânia, os apresentadores mais fixes do Circo do Tio Redes.
Eu adorei fazer esta peça de teatro. Gostei tanto que na hora do espetáculo, quando era a minha vez de falar, me esqueci do texto e só queria rir!
A Tânia acha que nós nos divertimos a valer! A Ana ainda dorida da barriga! Temos o filme todo tremido porque ela não parou de rir!  
Para terminar, eu gostava de agradecer muito ao Fred do Leirena pela enorme paciência. Foi uma semana muito intensa de ensaios e nós nem sempre fomos os meninos mais bem comportados. Fred, desculpa! Vais para o céu!

Testemunhos:
“Achei que foi um rasgo de improviso. Eu sei que não houve muito tempo para ensaios e tudo recaía na vossa capacidade de improvisação, que foi espetacular. Ainda me dói a barriga a pensar no elefante e nos Tini Tini, no Tuc Tuc e no Roberto Carlos. os apresentadores pareciam profissionais. Eu acho que já conhecia a apresentadora de algum lado! Obrigado. Vocês têm talento e espero que façam mais vezes!” (Luís Cruz, Voluntário e Ex-Monitor CID).

Pedro Rodrigues, 12 anos

O teatro do Tio Redes


No dia 29 de Junho de 2017, apresentámos aos nossos pais, amigos e família, o grande espetáculo “As anedotas do Tio Redes” na Capela Antiga do Bairro das Almoinhas.
Este teatro foi construído por 18  crianças do Redes na Quint@ com a ajuda dos monitores. Com anedotas de morrer a rir, foi um dia bastante divertido e em que nos sentimos especiais. Após tanta dedicação,a Carolina lá nos trouxe um lanchinho! Também tivemos direito a uma surpresa...os monitores fizeram um vídeo das nossas antigas atividades. Adoramos!
Já agora...sabem o que é que diz uma impressora para a outra? Esta folha é tua ou é impressão minha?



Testemunhos:
“Foi bom.Gostei de pertencer ao teatro do Tio Redes. Tive vergonha mas depois foi fácil.”
(Johny,9 anos - ator na peça)


“Para mim, o teatro foi muito divertido mas também muito cansativo. Tivemos que trabalhar muitos dias, sem parar. No final de tudo, foi muito bom trabalhar com todos e valeu a pena o trabalho.
Foi um pouco tenso e tive um pouco de vergonha e eu não gosto muito de estar num palco, onde há pessoas.” (Joana, 12 anos - atriz na peça)


“Foi muito divertido porque as anedotas eram muito divertidas. estava muito bem ensaiado mas os participantes estavam muito stressados. Foram muitas famílias ver a peça e isso foi benéfico.” (Diana - voluntária)


“ Gostei muito porque a história foi representada por capítulos pequenos. Teve muita graça.” (João - espectador na peça)
“Foi excelente. Foi fantástico e feito com muita vontade. A anedotas foram diferentes e foi muito divertido.” (Luís - Voluntário)



Leandro Ramos, 10 anos

Oficinas de Dança e Movimento


No dia 27 de junho de 2017, o Redes na Quint@ começou a ter aulas de dança na Capela antiga no Bairro das Almoinhas com a Diana Sebastião, da Associação de Dança de Leiria.
Todas as terças e quintas por lá nos reunimos, para “dançaricar”. Dançaricar, não! Que aquilo é coisa bem séria! Nem a Diana permite que de outra forma seja! Ela é uma professora com muita experiência e paciente com os seus alunos. Divertida, simpática e gosta de ouvir a opinião de cada um de nós...mesmo que a nossa opinião nem sempre seja muito correta.
A primeira aula foi a mais “relaxada” de todas. Ainda não sabíamos que íamos ter tanto que trabalhar! Ufa!
Em todas as aulas, antes de iniciarmos as tarefas árduas, fazemos alguns jogos para nos divertirmos. O “jogo da estátua” é o mais apreciado. Bem, tenho que ser verdadeira...a maioria faz batota! Os restantes são uns envergonhados e por vezes, demoram 1 ano e 3 tostões para começar a mexer o “rabiosque”!
Depois das brincadeiras e “palhaçadas”, reunimo-nos em grupos e preparamos pequenas coreografias para apresentar ao grande grupo. E é assim que vai surgindo a coreografia principal. Muitas vezes, a coisa dá-se mas noutras...é melhor nem comentar! Há meninos que parecem estar sempre colados ao chão
No final das aulas, nós deitamo-nos no chão e é relaxamento total! Até passarinhos ouvimos a cantar! Ficamos por ali a escutar uma música calma para conseguirmos pensar em coisas que gostamos ou que nos fazem ficar tranquilos.  
A verdade é que, apesar de nem sempre ser uma tarefa fácil, os passos vão-se compondo e a coreografia vai ficando maravilhosa! Muitas vezes, não conseguimos fazer o que é pretendido à primeira mas nunca desistimos. Apesar de ser duro, nós divertimo-nos muito.


No final do Verão, em Setembro, vamos fazer uma mega apresentação para todos os que nos quiserem ver! Vai ser um espetáculo para toda a família. Bem...isto se não partirmos nenhuma perna nem deslocarmos nenhum ombro!




Joana Medeiros, 12 anos

Redes na Quint@ participa no teatro da EAPN




No dia 4 de junho de 2017, o Redes na Quint@ foi assistir a uma peça de teatro produzido pela EAPN de Leiria - «Despir os Preconceitos, Vestir Inclusão». Os meninos e meninas gostaram imenso mas o que os deixou mais ansiosos foi a presença da SIC, que veio fazer uma reportagem sobre esta peça.
Esta atividade serviu para mostrar às crianças que “Todos somos um” e que “Todos somos diferentes”. Depois do teatro, a SIC entrevistou-nos. A Jornalista perguntou algumas coisas como por exemplo, se gostaram do teatro, o que é um sem-abrigo etc.. Neste momento estamos todos ansiosos para que a reportagem saia na televisão!



Testemunhos:
“Aprendi que não devemos ter preconceitos nem que devemos julgar pelo aspecto exterior, que devemos tirar isto da sociedade para podermos dar um passo em frente para uma sociedade melhor e mais moderna” (Luis Silva, Monitor).


O que fazia se visse um sem-abrigo na rua?
“Perguntava se precisava de algo, comprava-lhe mantimentos…” (Luís Carlos, participante).

Se fosse um sem-abrigo o que faria?
“ Procurava trabalho e ajuda para se reabilitar através de uma associação.” (Luis Silva, Monitor)
Micael Santos, 14 anos

O nosso jogo preferido!!



Elaborado por: Sofia Beatriz, 10 anos

Bem vindos!

Sejam bem vindos ao Redes na Quint@! Apresento-vos o nosso Jornal, o Jornal do Tio Redes.

Este Jornal tem lugar no sítio mais cool de todo o Planeta ...a Quinta do Alçada (ou KDA para os amigos)!
Sempre que possível, vamos publicar aqui as nossas melhores aventuras.
Quem já nos conhece, sabe o quão maravilhosos somos! Bem comportados, lindos de morrer e nada viciados em computadores !
Para quem se estreia por este blog, fiquem a saber que não vos vamos deixar sossegados.  Sempre que abrirem a nossa página, ficarão ruídos de inveja ao ver as coisas maravilhosas que fazemos.
Por aqui, iremos trazer-vos as nossas melhores atividades, mostrar-vos os nossos melhores artísticas plásticos, os mais conceituados poetas, as melhores anedotas e até as nossas melhores fofoquices do Bairro...

Desfrutem as nossas publicações.

Um abraço do Tio Redes ! 





Eu no redes !!



Viva o Redes na Quinta!
Aqui na Quinta do Alçada
Todos dias da semana
São uma coisa com muita pinta.

Eu no Redes , adoro o Minecraft.
Com a ajuda dos Monitores,
Eu faço os trabalhos de casa.
O que me traz umas certas dores.

Eu no Redes, aprendo informática.
Jogo futebol 
E a dança pareço uma máquina

Eu no Redes,
Tenho muitos amigos.
Às vezes andamos às turras,
Mas no fundo somos todos unidos.


Elaborado por: André Pires, 10 anos






O Redes na Quint@ - E6G em desenho

Rodrigo Pedro, 11 anos